ATELIER CANTINHO DAS ARTES

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Trabalhos em decoupagem, pintura country, pintura em tecido, patchwork e miniaturas.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

CONFEITARIA COLOMBO

Em novembro passado estivemos no Rio de Janeiro para um dia especial. Meu marido me proporcionou um almoço na Confeitaria Colombo. Fica no centro do Rio de Janeiro, na Rua Gonçalves Dias. 
Inaugurada em 1894, possui grandiosos espaços em estilo art nouveau, onde  reluzem espelhos belgas e imperam o belíssimo mobiliário em jacarandá e as bancadas de mármore italiano. 


Sempre fico deslumbrada com a riqueza e a beleza dos detalhes. São mais de cem anos de história. Foi palco de recepções a visitantes ilustres como o rei Alberto da Bélgica, em 1920, a rainha Elizabeth da Inglaterra, em 1968, ou mesmo políticos, escritores e artistas, que marcaram a história. Baixelas de prata portuguesa, louças da Cia Vista Alegre, mais de 500 cardápios antigos, fotos e embalagens de produtos comercializados pela Confeitaria no século passado fazem parte do acervo exposto no Espaço Memória.



Em 1922, no centenário da Independência do Brasil, a Colombo ganhou seu salão de chá. A inauguração foi um acontecimento na cidade, pois o acesso ao salão era por elevador – uma novidade na época.
A Colombo foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico em 1983, foram preservados seus salões, pisos, elementos decorativos fixados na edificação, as vitrines, a claraboia.


Os salões



Detalhes


Vista dos dois principais salões e não poderia faltar o belo casal. 
Foi um dia inesquecível, adoro lugares centenários. Admirar a beleza dos móveis, a arquitetura, tudo me fascina. Fico imaginando nos velhos tempos, as damas com belos vestidos rendados, chapéus enfeitados com fitas e flores, o cheiro do chá servido em belas porcelanas. 
A entrada da Confeitaria. 
Espero que tenham gostado do passeio. Uma boa semana. 

Lauriane 

Um comentário:

decorar e cozinhar disse...

lindossssssssssssssss
de todas as fotas as duas ultimas são as mais reais e mais linda.
beijocas,fiquem em paz
DEUS ABENÇOE SUAS VIDAS.